APRESENTAÇÃO

O presente Blog fez parte de um projeto de mestrado desenvolvido na PUCRS em 2009/10 pelo então mestrando Mauro Weigel, que visou agregar a História da Matemática e a utilização da internet ao desenvolvimento da geometria espacial do ensino médio.

O pano de fundo (Pirâmides do Egito) escolhido para o trabalho foi motivado pela grande quantidade de informação conflitante existente nos mais diversos meios. Uma vez que as pirâmides continuam um mistério para a humanidade, muitas teorias, científicas ou não, vão surgindo pelos quatro cantos do mundo. A matemática, por fim, serve como ferramenta no auxílio à compreensão e aceitação individual sobre cada teoria lançada. Os textos aqui apresentados foram obtidos a partir de pesquisas em obras referenciadas mundialmente pela comunidade científica. No entanto, as atividades do blog servem de base para cálculos futuros nos mais diversos documentos existentes sobre as pirâmides.

As atividades postadas foram em sua totalidade elaboradas pelo autor do blog a partir de cálculos próprios efetuados ao longo das inúmeras leituras decorrentes da pesquisa. Quando um cálculo parecia ser interessante ao nível médio do ensino de matemática, era posteriormente transformado em atividade. Essas atividades estão distribuídas no mês de Agosto e intituladas Atividade ou Coincidência ou Ciência.

Há ainda uma última atividade, não vinculada diretamente ao estudo de pirâmides. Trata-se da demonstração do teorema para o cálculo do volume de uma esfera de raio r. A intenção do autor foi imergir o aluno na mesma ideia que levou os antigos a descobrirem a fórmula para o volume em questão.

Bom trabalho a todos e obrigado pelos comentários!

O autor.







BIBLIOTECA VIRTUAL

Caros alunos,

Esse espaço será destinado a nossa Biblioteca Virtual. Aqui, cada dupla deverá postar um total de três links, obtidos a partir de sua pesquisa na internet. O material coletado deve abordar o tema Pirâmides do Egito. Podem pesquisar qualquer tópico sobre o tema. O material pode ser proveniente de artigos, revistas, filmes, entrevistas, etc. Uma vez feita a publicação por parte da dupla, os demais deverão ter o cuidado de não publicar material coincidente. Portanto, veja o que seus colegas já encontraram. Peço também que no momento de fazer a postagem do material, redijam um pequeno comentário sobre aquilo que estão postando, pois já que estamos montando uma biblioteca, precisamos catalogar o material. Abaixo exponho um comentário para que sirva como exemplo da atividade. Ao final do trabalho, no dia 29 de maio, cada dupla deverá eleger o material mais interessante, registrando sua opinião em Elite Cultural - Voto Popular.

Uma boa pesquisa a todos.







A Elite Cultural - Voto popular

Cada dupla participante da Biblioteca Virtual deve agora votar nos links mais interessantes e produtivos postados por seus colegas. Escolha três links, ordenando por grau de relevância e justificando essa escolha. Não se esqueça de copiar o link e identificar a dupla responsável pela postagem.

Exemplo:

Comentários:
Mauro Weigel disse...

Eu escolho como melhor link, www.????????? , postado pela dupla Fulano e Sicrano, pois faz um apanhado geral sobre a construção das pirâmides e seu significado. Trata-se de um site de agradável navegação e contendo muitas informações sobre as pirâmides do Egito. Os textos estão bem coerentes com aqueles postados aqui no blog Portal da Matemática e, além disso, complementam suas informações. Vale a pena!

Para o segundo lugar, escolho o link ...