A pirâmide de Quéops

A pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide, foi construída por volta de 2.600 a.C. para ser a tumba do Faraó Quéops ou Khufu. Sua altura original era de 146,59 metros, mas atualmente é de 137,19 m, pois falta parte do seu topo e o revestimento. A inclinação das faces, em relação ao plano da base é de 51°51’14,3’’, o que pode ser observado na réplica do revestimento externo, colocado em parte da base da pirâmide (Fig.1).
Fig.1 Revestimento externo
A estrutura cobre uma área de 53 mil metros quadrados e contém aproximadamente 2.300.000 blocos de pedras com, em média, 2,5 toneladas cada um. Levou cerca de 30 anos para ser concluída, envolvendo um exército de 100.000 trabalhadores. Muitos estudiosos acreditam que essa mão de obra era inteiramente escrava. No entanto, essa hipótese parece um tanto improvável, pois para manter na linha esse número de cativos talvez fosse necessária a força de 20 mil soldados; sem contar a alimentação de toda essa gente. (ATALAY, 2007).
Assim como nas outras pirâmides de Gizé, a de Quéops orienta os quatro pontos cardeais, limitando ainda o Delta do Nilo geometricamente com o prolongamento das duas diagonais (Fig.2 e 3) e dividindo-o em duas partes iguais com o prolongamento do apótema da pirâmide em sua face norte. (Fig.4)
Fig.2 Pirâmide de Quéops com prolongamento das diagonais.
Fig.3 Pirâmide de Quéops com prolongamento das diagonais.
Fig.4 Prolongamento das diagonais e do apótema da pirâmide.¹
A simples orientação dos pontos cardeais pelas faces da Pirâmide já mostra uma impressionante perícia de astronomia, uma vez que até mesmo nos tempos atuais, com toda a tecnologia disponível, essa tarefa não é de fácil execução. É verdade que essa orientação possui um pequeno erro, mas algumas hipóteses sugerem que esse erro se deva a um movimento de placas tectônicas.


É possível encontrar as mais variadas teorias sobre as pirâmides do Egito, em especial sobre a Grande Pirâmide; seja na internet, programas televisivos ou em bons livros de História. Tudo isso pelo simples fato de que muita coisa não pode ser provada cientificamente. No entanto, não se podem negar as incríveis coincidências contidas nesse monumento.


Um fato não comprovado, mas no mínimo curioso, é a unidade de medida utilizada pelos construtores da Grande Pirâmide. Alguns estudiosos crêem que suas medidas estejam relacionadas às dimensões da Terra e que a unidade de medida empregada foi a polegada do diâmetro polar (p dp). Essa polegada difere em apenas um fio de cabelo da polegada usual, equivalente a 2,54 cm. O astrônomo britânico John Herschel, percebeu que a polegada utilizada na Pirâmide (p dp) é equivalente à razão entre o diâmetro polar (eixo de rotação da Terra) e 50.000.000, o que pode indicar o conhecimento da medida do diâmetro polar exato pelos construtores da Grande Pirâmide. (apud VALENTINE, 1975, p. 60)

Muitas medidas da Grande Pirâmide parecem estar vinculadas às reais medidas da Terra e do próprio Sistema Solar. Como se seus construtores quisessem dizer à posteridade que possuíam tal conhecimento. Para citar outro exemplo, sua altura pode ter sido escolhida por representar quase que exatamente a distância da Terra ao Sol no periélio, se multiplicada por um bilhão. A precisão é realmente impressionante, no entanto parece improvável que a humanidade detivesse tal conhecimento àquela época. Mas não há como negar a intriga de tais medidas nem tampouco a precisão goniométrica de toda a obra, o que obriga a necessidade de instrumentos ópticos extremamente avançados. Mas nenhum vestígio de tais instrumentos foi até hoje encontrado, tudo isso permanecendo um profundo mistério.


Medidas da Pirâmide de Quéops.²

Área total: 53.000 m² de superfície da base.
Altura Original: 146,59 m
Aresta da base norte: 230,253 m
Aresta da base sul: 230,454 m
Aresta da base leste: 230,391 m
Aresta da base oeste: 230,357 m

Desvios das arestas da base em relação aos pontos cardeais:
Aresta norte: 2’28’’
Aresta sul: 1’57’’
Aresta leste: 5’30’’
Aresta oeste: 2’30’’

Medidas dos quatro ângulos internos da base
Vértice nordeste: 90°3’2’’
Vértice noroeste: 89°56’58’’
Vértice sudeste: 89°56’27’’
Vértice sudoeste: 90°0’33’’

¹ Crédito das imagens das figuras 2, 3 e 4: Google Earth.
² ARAÚJO, L. M. de. Egipto: As pirâmides do império antigo. Lisboa: Colibri, 1992.

REFERÊNCIAS
ATALAY, B. A matemática e a Mona Lisa. São Paulo: Mercuryo, 2007.
VALENTINE, T. A Grande Pirâmide. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1976. 

19 comentários:

  1. Alexander Herrmann04 janeiro, 2011

    Presado Mauro,

    parabéns pelo seu artigo e por suas minuciosas observações a respeito das medidas e dimensões da pirâmide, principalmente por se tratar de uma obra tão antiga e sercada por lendas e curiosidades ocultas com direito as mais diversas especulações.
    Por isso mesmo eu destaco uma informação colhida na própria internet no site http://www.sobrenatural.org/noticia/detalhar/1236/mais_curiosidades_sobre_a_piramide_de_queops/ e em outros também onde se afirma que: A mais antiga data para a construção da grande Pirâmide de Quéops, foi apresentada pelo escritor árabe Abu Zayd el Balkhy. Baseado em antigas inscrições, diz que a pirâmide foi construída no tempo em que a Lira encontrava-se na constelação de Câncer, ou seja, há 73.000 a.C. Curiosamente essa data corresponde muito aproximadamente aos resultados dos testes feitos com o carbono-14, que atribuíram à Pirâmide a idade de 71.000 a.C.
    Só para você saber o que tem de novidade, mas eu só estou informando porque eu lí num livro da década de 70 que já se especulava uma idade mais antiga das pirâmides.
    Obrigado

    Alexander Herrmann
    São Bernardo do Campo - SP

    ResponderExcluir
  2. Caro Alexander,

    Muito obrigado por seu contato e observações. É realmente muito bom poder contar com esse tipo de apoio. E sobre o mistério envolvendo a data da construção das pirâmides, há realmente muita dúvida e intriga. Mas durante minha pesquisa, o que mais me chamou a atenção foi o que encontrei em um livro de Bulent Atalay, e que resumi em um dos textos do blog. O livro fala que:

    As especulações sobre a verdadeira data de construção desses monumentos são extremamente variadas. É possível, com uma pesquisa rápida em alguns livros ou mesmo via web, encontrarmos variações entre 72.000 e 2.500 anos a.C.
    Em 1995 uma pesquisa realizada por membros do David H. Kochs Pyramids Radiocarbon Project, colocou um fim às especulações em torno da data de construção das pirâmides no vale de Gizé. A partir de minúsculos fragmentos do material usado como argamassa entre os blocos das pirâmides, os cientistas fizeram diversos testes para verificar os níveis de atividade do carbono 14 (C14). (A meia-vida do C14 é 5715 anos, o que significa que passado esse período de tempo sua atividade se reduz à metade da original.) Assim, determinaram que todo o complexo de Gizé foi erguido entre 2589 e 2504 a.C., ou seja, ao longo de 85 anos.

    A fonte é:

    ATALAY, Bulent. A Matemática e a Mona Lisa: a confluência da arte com a ciência. São Paulo: Mercuryo, 2007.

    Como cientista, estou mais convencido com esse texto do que com qualquer outra informação que já obtive. Mas confesso que muito me intrigam as especulações em torno da construção que fazem associação às constelações. Teve um texto que afirmava que a data de “inauguração” do monumento era algo em torno 5.000 a.C., não me lembro exatamente, mas afirmava ser essa data em função da constelação “tal” estar na hora “tal” com a estrela “tal” exatamente no zênite, e que isso era crucial para o povo da época, etc. E que ainda havia uma lua cheia iluminando o momento “singular”. Enfim, li isso num livro da década de 70, aí resolvi pegar um programa (Stellarium) na internet e conferir tudo aquilo que o cara havia escrito sobre lua cheia, constelação “isso”, estrela “aquilo”, ... E não é que, naquela data, 5 mil e poucos a.C., tudo fechou. Fiquei impressionado. Mas o lance do carbono 14 feito em 1995 pra mim é o definitivo.
    Aguardo novo contato seu,

    Grande abraço

    Mauro Weigel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra variar eles manipulam, floreiam os metodos de dataçoes e criam textos de mi mi mi p distorcer o obvio, claro q as piramides de gize nao tem menos q 10 mil anos, so quem realmente vive no mundo da ilusao da credito a esse tipo de conversa.

      Excluir
  3. Mauro
    Se a pirâmide foi construida num periodo muito mais distante, justificaria essa diferença de desvios das arestas em relação aos pontos cardeais? Sou leiga por isso a pergunta. Ou não
    Se a piramide de queops fosse construida hoje exatamente em relação aos pontos cardeais seria diferente?

    Outra pergunta sempre quando se pensa em posicionar alguma pirâmide sempre é dito que se deve fazer a correção em relação ao polo norte porque e que correção é essa, existe algum desvio ou variação que deve ser realizada ao posicionar uma pirâmide?
    orionis10@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Construída no braço ( sem conhecimento do aço enm da roda) 2300000 blocos de 2,5 em média. blocos vindos de Assuan a 800Km. Precisão astronômica. Estes céticos tem que ter muita fé pra afirmar tamanha...

    ResponderExcluir
  5. Construída no braço ( sem conhecimento do aço enm da roda) 2300000 blocos de 2,5 em média. blocos vindos de Assuan a 800Km. Precisão astronômica. Estes céticos tem que ter muita fé pra afirmar tamanha...

    ResponderExcluir
  6. Se eu construir uma réplica em tamanho menor (humano) quais seriam as medidas? Por exemplo para poder ficar em pé dentro dela? sentada? deitada? Se for possivel, por favor, gostaria que me informasse. Obrigada. Aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2 metros de altura e 3,14 metros de lado.
      Se quiser a metade disso, é só dividir por 2 essas medidas.

      Excluir
  7. Philippe combes09 maio, 2014

    Eu tenho alguma dúvida no que diz respeito a datação via carbono 14. Foi datada a idade das juntas de gesso encontradas entre os blocos. Nisso não cabe discussão nenhuma. Essas juntas de gesso podem ter sido colocadas muito tempo depois da construção inicial?
    Pode se datar a idade de uma pedra, mas não pode se datar quando ela foi talhada. Eis onde cabe minha dúvida. Pode a pirâmide ter sido construido par um fim qualquer numa idade bem mais antiga do que a civilização egípcia e ter sido aproveitada pelos egípcios como túmulo por ser uma obra de autor desconhecida e portanto feito pelos deuses?
    Sabemos que a tecnologia necessária para edificação, para medição ou orientação tão precisa e colossal não existia na civilização egípcia.Isto é um fato histórico documentado e estabelecido. Portanto não podiam construir essa coisa de jeito nenhum. Falar de ETs visitando a terra e presenteando os terráqueos com pirâmides sem ter nem sequer indícios é no mínimo hilariante. Ora além do conhecimento tecnológico para tal obra, os egípcios não tinham conhecimento do mundo como um globo e nem sequer de continentes além mar . Como poderiam ter alinhado as pirâmides numa reta de cem quilômetros de largura ao redor do mundo que parte da ilha de Páscoa, passa por Paracas no Peru, Nasca , Machu Pichu, Cuzco, as pirâmides de Paratoari ainda no Peru, no continente africáno o país dos Dogon no Mali, na Algéria no sítio de Tassili n'ajjer, no Egito pela oasis de Siwa ,e enfim pelas pirâmides de Gizé, continua por Petra na Jordânia, Ur no Iraque, Persépolis no Irão,e outros no Paquistão Mohenjo Daro, na India khajuraho, Pyay na Birmânia,Sukhothai na Tailândia. Verifiquem com um globo esférico e um barbante. Como os egípcios poderiam fazer isso. Porque a soma de dois lados da pirâmide(230 + 230= 460) da a distância percorrida por um ponto do equador em um segundo(sistema métrico)? Podem verificar o erro é de 2,9 quilômetros! Os egípcios não conheciam o metro!

    ResponderExcluir
  8. Philippe Combes09 maio, 2014

    Por favor, queiram desculpar os erros possiveis de português, pois eu não sou brasileiro. Quem me dera!

    ResponderExcluir
  9. Eles vieram de um planeta milhões de vezes mais avançado que o nosso. Encarnados para auxiliar o planeta Terra com sue primitivismo.

    ResponderExcluir
  10. leia-se [...]planeta Terra e o seu primitivismo[...]*

    ResponderExcluir
  11. Para quem já leu as traduções das tabuetas de argila encontradas em ruínas no oriente médio, na antiga Babilônia, poderá elucidar as dúvidas. o linguista Zecharia Sitchim retraduziu essas tabuetas encontradas no século 19 com as informações tecnológicas que temos nos dias de hoje, e confirma uma civilização mais adiantada do que imaginamos hoje ! Há relatos nessas tabuetas de detalhes de planetas como Netuno, que somente a Voyager há alguns anos atrás conseguiu ver !

    ResponderExcluir
  12. Para quem já leu as traduções das tabuetas de argila encontradas em ruínas no oriente médio, na antiga Babilônia, poderá elucidar as dúvidas. o linguista Zecharia Sitchim retraduziu essas tabuetas encontradas no século 19 com as informações tecnológicas que temos nos dias de hoje, e confirma uma civilização mais adiantada do que imaginamos hoje ! Há relatos nessas tabuetas de detalhes de planetas como Netuno, que somente a Voyager há alguns anos atrás conseguiu ver !

    ResponderExcluir
  13. Milton Jardim02 janeiro, 2017

    De que maneira foram transportadas essas milhares de pedras pesando cada uma 2,5 Toneladas, pelo deserto, sem estradas em um algum veículo primitivo sem condições para isso? Alguém tem uma resposta para essa questão? Ou foi alguma espécie de E.T.?

    ResponderExcluir
  14. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram os capelinos os construtores das piramides

      Excluir
  15. Caro Mauro. A partir das medidas das arestas da base da Pirâmide de Quéops feitas por você, cheguei aos valores do ângulo de inclinação da pirâmide e sua altura de 146,514m. Gostaria de mandar para você os cálculos. Abraços

    ResponderExcluir