ATIVIDADE 3.

Conta-nos a história que Tales de Mileto, ao se deparar com a Grande Pirâmide, ficou fascinado e obcecado por determinar sua altura. Uma das versões desta história (de Hicrônimos, discípulo de Aristóteles) diz que Tales determinou a medida do comprimento da sombra da Grande Pirâmide no exato momento em que a sombra de um bastão, colocado num ângulo de 90° com o solo, formava uma sombra de mesmo comprimento deste. Somando então a sombra da pirâmide com a metade do comprimento de sua aresta da base, sabia que essa medida era equivalente à altura da pirâmide.

Veja a seguinte ilustração:
Fig.10 Sombra do bastão e da Grande Pirâmide, Onde: A = B e C = D
A partir da ideia de Tales e munido de uma trena ou fita métrica, faça medições semelhantes em seu bairro. Meça a altura de alguns alvos a partir de sua sombra. Registe, se possível, uma fotografia do alvo. Anote os dados observados, tais como o comprimento da sombra, a descrição do alvo em questão e o horário de observação. Depois responda as seguintes perguntas:

a) Qual foi a maior dificuldade ao empregar esse método?
b) Em que horário a sombra do alvo teve a mesma medida de sua altura?
c) Esse horário muda com o passar dos dias?
d) A semelhança de triângulos pode ser aplicada para simplificar esse método? Explique.

43 comentários:

  1. Assyria Bugs e Raphael Borges - 2Cº

    a) Descobrir o exato momento em que a sombra será igual à altura.

    b) Por volta dàs 12:30.

    c) Muda pelo fato do dia não ter exatamente 24 horas.

    d)Sim, sabendo que a sombra e a altura são iguais podemos inferir que os ângulos formados no triângulo são 45º.

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  2. Assyria Bugs e Raphael Borges - 2Cº

    b) a resposta é aproximadamente 17:30

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  3. Assyria Bugs e Raphael Borges

    a) o dificil é ver a que horas o sol incide a 45º em Porto Alegre.

    b) calculamos novamente e agora deu 17:00.

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  4. Tentei de todos os jeitos fazer este exercício, mas não consegui achar as respostas. ;/

    João Mario C. Curi A. Spim

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  5. a) Descobrir o exato momento em que a sombra será igual à altura.

    b) Por volta dàs 12:30.

    c) Muda pelo fato do dia não ter exatamente 24 horas.

    d)Sim, sabendo que a sombra e a altura são iguais podemos inferir que os ângulos formados no triângulo são 45º.

    Thiago Gomes 2ºB

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  6. a) Achar o momento que a sombra será igual à altura.
    b) Mais ou menos 17:30
    c) Muda porque o dia não tem exatamente 24 horas.
    d) Sim, sabendo que a sombra e a altura são iguais podemos inferir que os ângulos formados no triângulo são 45º.

    Helioir Júnior 2ºB

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  7. a) A resposta é aproximadamente 17:32

    b) Pelas 12:30.

    c) O dia não tem exatamente 24 horas, então muda

    d)Sim, sabendo que a sombra e a altura são iguais podemos inferir que os ângulos formados no triângulo são 45º.

    Diego Valente e Lucas Pereira 2ºB

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  8. a)de ter uma luz de como achar o momento que a sobra e a altura serao iguais.

    b) Mais ou menos 12:30.

    c)como O dia não tem exatamente 24 horas, então muda.

    d)Sim, pois sabendo que a sombra e a altura são iguais podemos deduzir que os ângulos formados no triângulo são 45º.

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  9. a)a maior dificuldade desse metodo é ficar esperando a sombra atingir o mesmo comprimento do bastão.

    b)por volta das 17:30

    c)muda

    d)pode, pois as proporções do triangulo formado pelo bastão e sua sombra são as mesmas. A/B = D/C.

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  10. Post acima: Julia Cupertino (2A) e Mariana Ongaratto (2B)

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  11. gabrielle lemos e isadora de abreu 2ºA10 novembro, 2010

    a) ficar cuidando horarios e comparando sombra com altura
    b) 10h34 min
    c) sim, por causa da inclinaçao do eixo da terra
    d) quando o angulo de incidencia do sol, for 45º,
    os catetos são iguais, tg =1

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  12. Lucas Fagundes 2A




    a) Descobrir o momento em que a sombra é igual a altura


    b) Mais ou menos 12h30min


    c) Muda porque o dia não tem exatamente 24 horas.


    d)Sim, sabendo que a sombra e a altura são iguais da pra concluir que os ângulos formados no triângulo são 45º.

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  13. EDUARDO SOSTER10 novembro, 2010

    A) 0 É DIFICEL A SOMERA ATINGIR O MESMO COMPRIMENTO DO BASTAO
    B) MAIS OU MENOS 17H30MIN
    C) SIM
    D) SIM,POIS AS PROPORÇOES DO TRIANGULO FORMADO PELO BASTAO TEM A MESMA DIMENSAO DE SUA SOMERA,ENTAO,PELO PROPORCIONALIDADE DE TRIANGULOS, A SOMERA DA PIRAMIDE É IGUAL A SUA ALTURA

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  14. Catarina Ruther e Ananda Pires 2ºB10 novembro, 2010

    a) Descobrir o momento e comparar a altura;

    b) Minutos antes do 12:30;

    c) O dia não tem exatamente 24 horas;

    d)Sim, a sombra e a altura são iguais, então sabemos que os ângulos são de 45º.

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  15. André 2ºC

    a)o mais deficil foi achar o horário.
    b)entre 17:30 e 17:40.(mudou durante os dias)
    c)Sim.
    d)Sim, pois se medirmos o tamanho das duas sombras e soubermos o tamanho do bastão logo saberemos qual a altura do prédio.

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  16. a) Descobrir o momento de igualdade entre sombra e altura

    b) aproximadamente 17:30

    c)Muda por não ter exatamente 24h

    d)quando o angulo de incidencia do sol for 45º, os lados do triangulo(altura do prédio e sua sombra) terão a mesma medida

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  17. a) achar o momento em que a sombra é igual a altura
    b) mais ou menos 17h30min
    c) muda porque o dia não tem 24 horas exatamente
    d) sabendo que a sombra e altura sao iguais se deduze que o angulo seja 45º

    Eduardo Vontobel

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  18. a) ver o momento em que a sombra será do tamanho da minha altura.
    b) aproximadamente as 17hrs.
    c) sim.
    d) sim, a sombra e a altura são iguais, portanto os ângulos são de 45º

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  19. a) Descobrir o momento em que a sombra será exatamente igual à altura. :/

    b) Aproximadamente ás 17:30

    c) Muda
    d)Sim, se a sombra e a altura são iguais, podemos dizer que os ângulos serão de 45º.

    Isadora S. Pasini 2ºC

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  20. BETINA BURILLE E LUCIANO VICTORINO 2A
    a) Não existe uma dificuldade concreta, pois para a resolução desta questão é preciso apenas saber a regra de três e tranformações de unidades.

    b) A sombra tem a mesma altura do objeto, quando este em relação ao sol,está a 45 ou 135 graus. que corresponde a 6 ou 18 horas.

    c) Sim, pois o sol não nasce no mesmo horário todos os dias.

    d) Sim, pois utilizamos este método para a achar a sombra.

    c)

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  21. A) Descobrir quando a sombra ficaria do mesmo tamanho que a altura.

    B) Entre 13:30

    C)Sim, poruqe as 24Horas não sao iguais

    D)Sim, com os angulos de 45º a sombra e a altura sao iguais

    Vinicius Inacio 2ªA-H

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  22. Vitor Fazio 2AH

    a)Descobrir, com exatidão o momento para aplicar o experimento(Quando a sombra é igual a altura).

    b)Um pouco depois do Meio dia.

    c)Sim, pois os dias não tem exatamente 24 horas. Além do Horário de verão, por exemplo.

    d) Sim, pois a sombra formava um angulo de 45 Graus.

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  23. a) A maior dificuldade em realizar este experimento foi descobrir o horário exato em que a sombra é igual a altura.

    b) Acreditamos que tenha a mesma medida perto do fim do dia, aproximadamente, ás 17:00.

    c) Sim, pois com a mudança das estações os dias vão se tornando mais longos(verão) ou mais curtos(inverno), e isso causa com que esse horário aumente no verão e diminua no inverno.

    d) Sim, pois como a altura e a sombra da pirâmide são iguais,podemos deduzir que os ângulos formados serão de 45º.

    Vinicius Kirst e Andréia Zambon Braga (Metal)²

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  24. /\ Vinicius Kirst e Andréia Zambon Braga 2AH

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  25. a) A maior dificuldade foi descobrir o horário exato para realizar a tarefa.

    b) Perto de 17:30

    c) Sim, pois nem todos os dias tem exatas 24 horas e ainda tem o horário de verão.

    d)Sim, pois se a altura e a sombra são iguais, os ângulos serão de 45º.

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  26. Esqueci de por o nome no comentário acima...

    Rodrigo R. Muller - 2ºAH

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  27. a)A maior dificuldade foi descobrir o horario exato em que a sombra é igual a altura
    b)Mais ou menos as 17:30
    c)Muda por que todos os dias não tem exatamente 24 horas e tambem tem o horário de verão
    d)Sim,se a altura e a sombra são iguais, formará um algulo de 45º

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  28. Gabriel Matturro 2 AH

    NOME DO COMENTÁRIO ACIMA

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  29. Louise Scheid 2AH

    a)O horário exato que o método deveria ser executado.

    b)Entre 17 e 18h, horários os quais o sol está mais inclinado.

    c)Sim, pois temos, ao longo do ano, diferença de horário entre os dois.

    d)Sim, pois as proporções e o ângulo de inciência são iguais.

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  30. Na letra c são diferença de horário entre os DIAS e não entre os dois....escrevi errado

    Louise Scheid

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  31. a) Saber o horário correto para fazer a experiência.

    b) No final da tarde.

    c) Sim, pois a mudança de estações e o horário de verão interferem na duração dos dias e noites.

    d) Sim, pois é possível fazer proporções entre entre os lados de triângulos iguais (possuem os mesmos ângulos)

    Gabriela Baldin Susin - 2AH

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  32. a) Descobrir o horario certo que a sombra é igual a altura.

    b) 17:30

    c) Muda pois o dia não tem exatamente 24 horas

    d)Sim,se a altura e a sombra são iguais, formará um algulo de 45º

    Júlia Sant'Anna Blaskoski Cardoso - 2AH

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  33. a) Depende do horario q a sombra é igual a altura

    b) Por volta de 17:30 e 18h
    c) Mutias causas podem alterar isso, como o horario de verao e as diferentes estaçoes anuais
    d) Nao consegui resolver esta questao


    Murilo 2AH

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  34. a) Descobrir o horario certo, onde a sombra tem o mesmo tamanho da altura.

    b) Por volta das 17:30 ; 18:00

    c) Muda pela pois o dia tem menos de 24 horas, influenciando nos horários.

    d) Sim, pois possuem um ângulo de 45º

    William Broock
    João Paulo Higienópolos / 2AH

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  35. a) A maior dificuldade foi saber o horário certo para fazer a experiência.

    b) No final da tarde.

    c) Muda, pois a mudança de estações e o horário de verão interferem na duração dos dias e noites.

    d) Sim, porque dá pra fazer proporções entre os lados de triângulos iguais – têm os mesmos ângulos.

    Luíz Wagner e Ana Luíza Vicentini – 2AH

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  36. a)Identificar o horário em que a altura se assimila com o tamanho da sombra.

    b)Devido medições precárias, a altura se assimilou com a sombra por volta de 17 horas e 25 minutos.

    c)Sim, pois é provado que o dia não se compõe de apenas 24 horas, fazendo-se que ocorra esta mudança ao passar dos dias.

    d)Sim, pois pode-se fazer a semelhança sabendo-se o valor do tamanho da sombra do elemento medido e o tamanho da sombra do bastão utilizado.

    Luísa Lapenta 2AH

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  37. a)Encontrar o horário em que o tamanho da sombra fosse igual ao tamanho da altura.

    b)A sombra foi aproximadamente igual à altura lá pelas 17h35min, que foi quando testei a sombra do bastão utilizado com a altura do mesmo.

    c)Sim, pois os dias não têm exatamente 24 horas, fato provado pela ocorrência de anos bissextos.

    d)Sim, só precisamos que a sombra do objeto utilizado (bastão) seja igual a sua altura e saber o comprimento da sombra do objeto a ser medido para fazer a proporção entre os dois.

    Laykor Gross 2AH

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  38. Bruna Dalbem e Carolina Ribeiro - 2AH

    a)Ver o exato momento em que o sombra tivesse o mesmo tamanho da altura.

    b)Aproximadamente 17h

    c)Sim

    d)Sim, quando a altura e a sombra forem iguais formarão ângulos de 45º e assim pode-se fazer proporção entre eles

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  39. a)Encontrar o horário que a sombra tivesse o tamanho da altura.

    b)Entre 17 e 18 horas.

    c)Sim.

    d)Sim, pois os dois tem o mesmo ângulo de 45°.

    Ingrid e Ellen Flesch 2AH

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  40. a) Ficar "de olho" no relógio e observando a sombra para descobrir em que horário esta fica do tamanho da altura.

    b) Entre 17h20 e 17h40

    c) Sim. Agora que o solstício de inverno está cada vez mais próximo aqui no hemisfério sul, por exemplo, este horário tende a diminuir.

    d) Sim, se o ângulo for o mesmo...

    Victoria Castro - 2AH

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  41. a) Encontrar o horário em que a sombra e a altura fossem as mesmas.

    b) 17h e 17h30

    c) Sim

    d) Sim, porque quando a altura e a sombra forem iguais, terão um ângulo de 45º

    Daniela Larios - 2AH

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  42. a)exato momento em que a sombra é igual a altura
    b)entre 17h e 17h30
    c)sim
    d)sim, porque com a sobra e a altura iguais, o ângulo vai ser de 45º

    julia rodrigues 2AH

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  43. Sor, não deu pra fazer o exercício na rua, mas a letra C e D eu consegui fazer:

    c) Sim.
    d) Sim, pois nos dois casos os catetos têm a mesma medida.

    Bruna Schons 2AH

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